quarta-feira, 26 de maio de 2010

Viajar sozinho?



Viajar sozinho pode ser uma ótima oportunidade para conhecer melhor os lugares, as pessoas e, sobretudo, você mesmo.
Dicas para começar:

Logo ali
Faça viagens de fim de semana para lugares familiares, como a casa de praia.

Um pé lá, outro cá
Quando resolver fazer uma viagem mais longa, não exagere no período para não abandonar a idéia pela metade.

Destinos fáceis
Prefira os destinos fáceis, onde qualquer um tem prazer em andar na rua. Uma boa pedida são os lugares com movimento, onde você pode conhecer outras pessoas na hora em que a solidão chegar.

Experimente
Saia da rotina, mesmo durante a viagem. Mude de hotel e experimente fazer novos caminhos.

Mova-se
Mudar de destino é uma maneira de espantar o marasmo. Se começou a sentir monotonia ou solidão, corra para o destino mais próximo.

Mate a saudade
Entre em contato com a família e os amigos por telefone ou e-mail quando quiser. Não adianta ficar sofrendo de longe. Mas cuidado para não exagerar na dose: dê um tempo a eles e a você, e aproveite o passeio.

Escute-se
Se você não estiver muito bem emocionalmente, melhor esperar passar a fase. Viajar sozinho nessas condições aumenta a sensação de desamparo e você pode não ver o lado bom da experiência.

Dicas para o viajante desacompanhado:

Pesquise
Antes de escolher o destino, faça uma busca básica na internet para informar-se sobre clima e temperatura na época, se há alguma festa local (que pode deixar a cidade mais cheia e cara). É bom procurar informações culturais também.

Aposte no guia
Compre um bom guia de viagens e estude as opções de hotéis, restaurantes, transporte e circulação na cidade. Mas lembre-se: o guia é só uma referência, a viagem é só sua.

À luz do dia
Prefira chegar ao destino durante o dia, ainda com o céu claro. Assim fica mais fácil e seguro encontrar as coisas.

Bom e barato
Se houver possibilidade, fique em albergues. São uma boa opção de economia e sociabilidade. O conceito de albergue da juventude mudou. Hoje se vê gente de 30, 40, 50 anos de idade ou mais nesses locais, que melhoraram muito em conforto. Alguns até oferecem quartos privativos com banheiro.

Acorde
Leve um pequeno despertador para não perder a hora. Lembre-se: você precisa ser auto-suficiente em todos os momentos da jornada.

Cuide-se
Faça um seguro de saúde, principalmente se for para o exterior. Vale muito pela orientação, mesmo em países onde o serviço de saúde é gratuito. No Brasil, confira se o seu plano cobre todos os estados. Vale também levar uma caixa de primeiros socorros com curativos e os remédios que você costuma tomar.
Anote
Faça um caderno de viagens. Nele, você pode anotar endereços, telefones, contas e também impressões dos lugares por onde passar.

Faça contato
Use a internet ou telefone para avisar amigos ou parentes onde você está. Caso aconteça algo, eles devem ter como encontrá-lo.

Letras e sons
Leve livros e aparelhos de mp3. Pode valer para passar o tempo principalmente se você for de transporte terrestre. Prefira as versões de bolso (livros leves, acessíveis e fáceis de carregar).
Use mapa
Ao chegar ao destino, vá até o posto de informações turísticas e veja se há um mapa da cidade. Se você não falar a língua local, mais importante ainda: o mapa torna-se a forma mais fácil de se encontrar.

Olho nos documentos
Digitalize a imagem da sua carteira de identidade, carteira de motorista, cartão do plano de saúde e passaporte, caso vá para o exterior, e envie para sua conta de e-mail. Assim, se você os perder, terá pelo menos os números à mão. Facilita um monte. Basta se dirigir a um cibercafé e imprimi-los.


Vi no Vida Simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...